segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Quanto custa?

A paz do Senhor! Hoje, como prometi no "post" passado", vamos falar de um ponto muito importante, que barra projetos dentro e fora da igreja: o custo.
Você fez o levantamento que sugerimos? Já sabe quantos membros, por cima, tem sua igreja? Quantas casas/ lares este membros representam? Pesquisou o preço da xerox? Aqui tenho uma má e uma boa notícia. A má é que este tipo de trabalho, de levantamento, de conversar com pastor sobre o jornal, motivá-lo a comprar esta ideia, são trabalhos que você terá de fazer. Já a boa notícia é este trabalho termina logo, depois é só baixar o jornalzinho, alterar os dados(copiar e colar) da sua igreja, imprimir e tirar cópias.


Bom, mas voltando ao assunto custo. Aqui em Guarulhos o preço da xerox é R$0,15 na grande e esmagadora maioria dos locais, o que dá R$0,30 por jornal (frente e verso). Para diminuir o custo do jornal precisamos buscar um preço melhor. Hoje temos várias maneiras de atingir este objetivo. Temos sistemas de "bulk ink", para várias impressoras jatos de tinta, também temos empressas de tercerização de impressão, onde você pode adquirir uma impressora em comodato e só paga pela impressão, a empresa fornece o cartucho para troca. Nestas duas opções, o custo da impressão pode ser menor, mas você deve lembrar de incluir o custo do papel e da energia. Estas empresas de tercerização de impressão, bem como gráficas, também imprimem e você só tem que retirar. E tem as lojas que tiram xerox, que é uma da opções mais simples. É aqui que você tem que fazer todo um trabalho de pesquisa, e o Google e a lista telefônica se tornam ferramentas poderosas, para você tentar localizar empresas de tercerização de impressão e gráficas perto de você. Outro ponto a considerar no custo é a distância entre onde você está e onde vai imprimir ou copiar o jornal, porque o valor da passagem ou combustivel aumenta o custo. O ideal é que seja perto de casa, ou da igreja, ou do trabalho ou do local de estudo, enfim, perto de um local onde você ou algum irmão da igreja não tenha gasto extra com transporte.
Todas as opções tem seus pontos possitivos e negativos. Imprimir em casa é mais comodo, mas o trabalho de imprimir fica para você. Imprimir ou copiar fora, passa o trabalho para outro, mas você tem que se programar e cuidar para não ter atrasos a impressão/copia.
Para comparar o melhor preço sugiro que você calcule o preço unitário, o preço por jornal, que é uma folha impressa em suas duas páginas, lembre-se que se estiver imprimindo em casa tem o custo da energia.

Outra forma de redução de custo é a redução da quantidade de jornais impressos. Se você for imprimir um jornal por membro de sua igreja, lembrando que temos que ter uma sobra para visitantes, você vai ter um gasto alto, que pode ser minimizado imprimindo um jornal por lar, por casa. Quantas pessoas que vão a sua igreja, moram na mesma casa (sejam pai, mãe, filhos, sogras, irmãos, cunhados, sobrinhos, etc)? Pense: uma família de 4 pessoas representa uma economia de 3 jornais. Este tipo de redução é boa economicamente e para o meio ambiente. Menos jornais, alcançando mais pessoas é uma forma de potencializar recursos (dinheiro, papel e textos).
Definir sua tiragem é algo fundamental, mas leve em consideração tirar sempre um pouco a mais. No próximo post, falarei sobre o que fazer com as sobras.

Uma última dica: Para quem for tirar xerox, é possível conseguir melhores preços copiando grandes quantidades, como o jornal é frente e verso (ou seja, cada jornal são duas cópias) e são dois ou três por mês, mutiplicando pela quantidade de jornais que precismos, temos uma grande quantidade de cópias. Algumas empresas dão descontos acima de 100 cópias do mesmo original. Por este motivo, juntamos duas igrejas para ter uma quantidade maior de cópias, cada uma paga por sua tiragem. Busque uma igreja perto da sua, que tenha interesse em dividir o jornal com sua igreja, afinal, nosso jornal é interdenominacional, focado em levar a Palavra de Deus as pessoas.

Se você está interessado em imprimir o jornal, em sua igreja, por favor, nos deixe saber. Entre em contato conosco! Nosso e-mail é asemanaemcristo@yahoo.com.br ou deixe um comentário!
Você não pode imaginar a importância do seu contato para nós. Estamos orando para que pessoas, como você, se junte a nós neste projeto de divulgar o Evangelho. Que Deus continue te capacitando e te abençoando, em nome de Jesus. Amém!



Para pensar: Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do SENHOR é forte, a fim de que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias. (Josué 4:24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário